quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mid-Ohio Sports Car Course

Uma semana após a polêmica do Canadá, o circo da Indy retorna aos Estados Unidos para penúltima corrida da temporada em circuitos mistos - Sonoma encerrará o ciclo de mistos deste ano. A disputa na muito ondulada pista de Mid-Ohio, a 12 ª etapa do campeonato, mais uma vez promete ser interessante.

O Mid-Ohio Sports Car Course é um tradicional circuito misto de média para baixa velocidade, e com extensão de 2,250 milhas (3.634 metros) e 13 curvas, estando localizado nas proximidades da cidade de Lexington, no estado de Ohio. Ele entrou no calendário da Fórmula Indy (ainda controlada pela Cart) a partir de 1980. Émerson Fittipaldi é o piloto que mais venceu nessa pista, com três vitórias.

Com um traçado bem atraente, alternando subidas e descidas, o autódromo é muito exigente, não permitindo muitas ultrapassagens, e historicamente tem poucas bandeiras amarelas durante as suas provas, que costumavam privilegiar os pilotos da escola européia. Esta será a primeira vez que pilotos enfrentam mudanças aerodinâmicas e o "Boost Button" neste tipo de pista. Certamente a longa reta será palco de inúmeras disputas antes da forte freada seguida por um esse.

Mid-Ohio foi construído por Les Griebling em 1962 e vendido para James R. Trueman em 1981, que posteriormente criou uma empresa chamada Truesports Inc. Essa Truesports já teve equipe correndo na Indy, com o piloto Bobby Rahal que venceu por ela os campeonatos de 1986 e 1987.

Após a saída de Bobby Rahal, a equipe entrou em decadência, até que ao final de 1991 ela foi vendida para o próprio Bobby Rahal em associação com Carl Hogan, que a rebatizou de Team Rahal Hogan e com ela foi campeão da Indy em 1992. Posteriormente Carl Hogan saiu da sociedade e o nome do time ficou Team Rahal.

A sede do Team Rahal (atualmente Rahal Letterman) continua na cidade de Lexington e por isso a pista de Mid-Ohio, localizada nas proximidades, não deixa de ser o quintal de casa para a equipe. Com sérios problemas financeiros, a equipe só disputou as 500 milhas de Indianápolis em 2010, prometendo o reingresso para a toda a temporada em breve.



O circuito saiu do calendário da Indy após 2003. Naquele ano, cerca de 2.700 fãs participaram de um abaixo-assinado para manter a corrida no calendário, durante a disputa daquela prova. Eles começaram a distribuir as listas de assinaturas após surgir o boato de que a Cart poderia não voltar em 2004, o que realmente ocorreu. Segundo estimativas, naquele final de semana cerca de 70 mil pessoas estiveram no autódromo. A partir de 2007, Mid-Ohio retornou à Indy, agora sendo administrada por Tony George, e tendo Scott Dixon como vencedor e Hélio Castro Neves o pole position.

Para 2010, a expectativa é de um grande duelo entre os pilotos da Penske e Ganassi, disputa essa que chegou ao seu pior nível na semana passada após a punição de Castro Neves em favor de Dixon. O neozelandês olha para trás, esperançoso, recordando que venceu duas vezes dessas três corridas. Muito confiante desde sua vitória em Edmonton, Dixon espera outra conquista para competir diretamente pela liderança do campeonato com Will Power, dono de quatro vitórias em sete corridas disputadas em circuitos mistos e de rua nesse ano. Uma estatística interessante: nas últimas três edições, o campeão da Indy sempre esteve no pódio nesta corrida.

Além do campeonato regular, esta corrida representa uma atração extra, pois será entregue o Troféu Mario Andretti, dado ao piloto com melhor atuação em circuitos de rua e mistos. Power vem a ser o grande favorito, uma vez que precisa apenas de um 24º lugar para ser proclamado o campeão deste mini-torneio.

Confira a programação para o GP de Mid-Ohio, décima segunda etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (06/08)
17h00min - treino livre

Sábado (07/08)
10h00min - treino livre
13h35min - treino classificatório

Domingo (08/08)
10h15min - warm up
16h30min - GP de Mid-Ohio (85 voltas)

Vencedor em 2009: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2009: Ryan Briscoe (AUS)

Nenhum comentário: