domingo, 11 de maio de 2008

Ganassi faz dobradinha no Pole Day

Dixon (dir.) lidera dobradinha da Ganassi no grid em Indianápolis.

A estratégia foi quase tão importante quanto à velocidade nesse sábado para que o piloto neozelandês Scott Dixon conquistasse a primeira posição no grid de largada para as 500 milhas de Indianápolis com uma grande jogada de sua equipe, a Ganassi.

Dixon e seu companheiro de equipe Dan Wheldon, que foi o segundo colocado, aproveitaram o formato peculiar da classificação em Indy, na qual permite que cada corredor tenha até três tentativas em cada um dos quatro dias de treinos oficiais. A primeira fila será completada por Ryan Briscoe.

O melhor brasileiro no Pole Day foi Hélio Castro Neves, da Penske, duas vezes vencedor das 500 milhas e pole position no ano passado, ocupou o quarto lugar na classificação com 2min39s4086. Tony Kanaan, da Andretti Green, foi o sexto mais rápido, enquanto Vitor Meira, da Panther, o oitavo, encerrava a cota de brasileiros entre os onze classificados.

A lista se completa com os outros pilotos da Andretti Green: Danica Patrick em quinto, Andretti é o sétimo, e o japonês Hideki Mutoh ficou em oitavo. Ed Carpenter (Vision), décimo e finalmente Tomas Scheckter (Luczo Dragon) em décimo primeiro.

Dixon, que já chegou três vezes em os cinco primeiros na Fórmula Indy nessa temporada, foi o principal beneficiado pela tática definida pela sua equipe, melhorando em mais de oito décimos de segundo seu tempo em sua última tentativa terminando com o tempo de 2min39s0348 no oval de 2,500 milhas (cerca de 4 quilômetros) e recebendo um cheque de 100 mil dólares oferecido pela organização do evento.

Dixon admitiu que estava preocupado com a performance de seu companheiro de Ganassi, Dan Wheldon. "Eu estava realmente preocupado com o meu companheiro de equipe. Além disso, o time fez um trabalho fantástico", comentou. "Acho que fui à pista no momento certo, especialmente porque o vento mudou de direção. Fora isso, eu só posso dizer que os carros são bastante similares", finalizou.

A tentativa que deu a pole a Dixon ocorreu quando faltava mais de duas horas para o término da sessão e alguns instantes após Ryan Briscoe, o primeiro piloto a tentar se classificar ontem, alcançar o primeiro posto em um esforço que de dar a equipe Penske o recorde de 15 poles em Indianápolis. O australiano terminou em terceiro com 2min39s2358, na frente de seu parceiro Castro Neves.

"A questão é que quando seus carros são bons e seus pilotos são bons, fica fácil tomar essas decisões que é necessário arrojo", disse Ganassi, que como proprietário de equipe já venceu as 500 milhas de Indianápolis com Emerson Fittipaldi em 1989 e com o piloto colombiano Juan Pablo Montoya em 2000.

Nenhuma ex-equipe da Champ Car se classificou no primeiro dia. Entre os nomes excluídos estão os dos brasileiros Bruno Junqueira e Mário Moraes, da Dale Coyne, Jaime Câmara e Enrique Bernoldi, da Conquest. O único acidente dessa sessão ocorreu com o norte-americano Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman), que bateu no muro da curva 3 faltando pouco menos de 40 minutos para o fim das atividades. Hoje será definido o meio do grid, entre 12ª e 22ª posições, a partir das 13h, no horário de Brasília.

Grid de largada, Pole Day
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 2min39s034
2) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 2min39s214
3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 2min39s235
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 2min39s480
5) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 2min39s860
6) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 2min40s146
7) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 2min40s415
8) Vitor Meira (BRA/Panther), 2min40s466
9) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 2min40s795
10) Ed Carpenter (EUA/Vision), 2min40s832
11) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), 2min41s076

Nenhum comentário: