quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Retorno dos Grandes Clãs


Graham Rahal (Newman Haas Lanigan).


A.J. Foyt IV (Vision).


Marco Andretti (Andretti Green).

Por Wallace Michel

Andretti, Foyt e Rahal são sinônimos de 500 milhas de Indianápolis, e pela primeira vez desde 1992 todos os três grandes clãs do automobilismo norte-americano de monoposto serão representados, ao mesmo tempo, no Indianapolis Motor Speedway graças à reunificação da Fórmula Indy.

Marco Andretti (Andretti Green), A.J. Foyt IV (Vision) e Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) começaram os treinos qualificatórios para a 92ª edição das 500 milhas no dia 6 de maio. Em 1992, Jeff, John, Mario e Michael Andretti competiram ao lado de A.J. Foyt e Bobby Rahal na pista. Naquela oportunidade, Rahal, Foyt e John Andretti finalizaram entre os dez melhores na corrida.

Marco é filho de Michael e neto de Mario, enquanto Graham é filho do vencedor das 500 milhas de 1986 Bobby – eles competiram entre si, recentemente, em 2005 pela Fórmula Mazda. Rahal foi ao pódio em seis de doze eventos, vencendo em Portland, , se tornando o piloto mais jovem a vencer na categoria aos 16 anos, e terminou aquela temporada na quarta colocação. Andretti ficou três vezes entre os cinco primeiros nas corridas e seu melhor resultado foi o segundo lugar em Sonoma sendo o quinto na classificação final. Nesse mesmo ano competiu em seis corridas na Indy Pro Series, vencendo e largando na pole em São Petersburgo e mais vitórias em Indianápolis e Sonoma.

Um ano antes, Rahal recebeu uma autorização especial para aos 15 anos poder disputar a Fórmula BMW norte-americana. Andretti sagrou-se campeão da Skip Barber National, da Skip Barber Formula Dodge Southern Series com onze vitórias, e da Fórmula TR Pro Series, conquistando oito vitórias naquele mesmo ano.

"As disputas entre os Rahals e os Andrettis marcaram as corridas de Indy por mais de duas décadas, e estou animado sobre reviver-la, mas com toda sinceridade, Marco é somente um entre vários pilotos que eu tentarei vencer", diz Rahal, que foi aprovado no Programa de Orientação para Novatos no dia 4 de maio, avaliação em que são realizadas quatro seqüências de dez voltas com velocidade crescente.

Integram essa atividade pilotos que ainda não competiram em nenhuma edição das 500 milhas de Indianápolis. Eles são então avaliados pelos comissários e equipe técnica da Indy, que determinam se os corredores estão aptos tecnicamente a participar dos treinos de classificação. "Vai ser legal competir contra o Marco novamente, mas meu foco está 100% em vencer, e não somente em correr contra alguém em especial".

Há um mês, Rahal tornou-se o mais jovem vencedor de uma corrida da Indy, suplantado Andretti (Sonoma, 2006). Também em 2006, Andretti terminou em segundo lugar em Indianápolis, sendo superado na linha de chegada por Sam Hornish Jr., além de levar o título de Novato do Ano. Foyt, neto do tetracampeão das 500 milhas de Indianápolis A.J. Foyt, é o veterano do trio. Piloto do carro número 2 da equipe Vision, ele vai tentar qualificar pela quinta vez para a Indy 500.

No primeiro dia de treinos livres, Marco Andretti, foi o piloto mais rápido, depois de completar 25 voltas, sendo a melhor delas em 39s7177. Já Graham Rahal, foi o décimo nono com 40s4399 em 64 voltas, e A.J. Foyt IV fez o vigésimo quarto tempo com 40seg6110 e 24 voltas. Essa disputa em famílias promete ser uma das grandes atrações do evento, complementando o ambiente da competição, que é a maior corrida de automóveis dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: