sábado, 31 de maio de 2008

The Milwaukee Mile


Encerrada as 500 milhas de Indianápolis, menos de uma semana depois a Fórmula Indy retorna as disputas, desta vez no tradicional oval de uma milha de Milwaukee, prova que tradicionalmente ocorre após Indianápolis. São traçados muito diferentes. Enquanto Indianápolis possui 2,5 milhas de extensão médias horárias superiores aos 350 km/h, o centenário oval localizado na cidade de West Allis no estado de Wisconsin é bem mais curta (uma milha), possui menos inclinação nas curvas, sendo percorria em menos de 20 segundos.

Desde 1903, a Milha de Milwaukee é considerada uma das principais sedes do automobilismo dos Estados Unidos. É a mais antiga pista oval em operação no mundo, enquanto o Indianapolis Motor Speedway teve seu primeiro evento em 1911. No século passado, o circuito teve um papel primordial no surgimento das legendas do automobilismo da América do Norte. A Milha de Milwaukee sediou uma intimidade de eventos automobilísticos, entre eles competições de longa duração da AAA (American Automobile Association), provas da Fórmula Indy e mais tarde corridas da Nascar Nationwide Series.

A lista de vencedores do lendário oval da América é uma verdadeira seleção das grandes legendas histórias das competições automobilísticas, incluindo nomes como de Barney Oldfield, Rex Mays, Parnelli Jones, A.J. Foyt, Jim Clark, Tom Sneva, Rick Mears, Nigel Mansell, Al Unser, Bobby Unser, Al Unser, Jr., Mario Andretti, Michael Andretti e Dale Earnhardt Jr. O único brasileiro a vencer aqui foi o baiano Tony Kanaan em 2006 e 2007.

A partir de 1954 a pista foi asfaltada. Antes era um circuito oval de terra, um dirt-track. Milwaukee é o único circuito que permaneceu no calendário durante as cinco administrações da categoria (AAA, Usac, Cart, Owrs e IRL).

Esse venerável palco de emocionantes corridas sofreu algumas melhorias durante os anos, incluindo a reforma das arquibancadas com capacidade para 40.000 lugares, uma nova mureta dos pits, a inclusão de uma placar eletrônico, um recapeamento completo do piso, além da construção de uma nova torre de controle. A área do paddock foi ampliada para poder receber com mais conforto as equipes e pilotos.

A expectativa é que ao contrário de Indianápolis, as equipes oriundas da antiga Champ Car dessa vez possam dar mais trabalho às equipes da antiga IRL em comparação as outras corridas de oval disputadas nessa temporada, pois ao contrário delas, as ex-equipes da Champ Car conhecem muito bem Milwaukee, que era um traçado que fazia parte do calendário da categoria, prometendo assim uma disputa bem mais intensa, sem o monopólio das equipes Ganassi, Andretti Green e Penske. Hoje, às 16h45 (horário de Brasília), após duas sessões de treinos livres, ocorre a qualificação que define as posições de largada para a corrida de domingo.

Nenhum comentário: