domingo, 25 de abril de 2010

Indy 2010: 4ª etapa - Long Beach

Hunter-Reay brilhante em Long Beach

Com uma pilotagem perfeita, numa corrida sem grandes emoções, Ryan Hunter-Reay venceu no circuito montado nas ruas de Long Beach, quarta etapa da temporada 2010. Foi sua quarta vitória na Indy (incluindo duas conquistas na Champ Car), terminando assim com o domínio da Penske. Ele cruzou a linha de chegada na frente pela primeira vez desde 2008, quando levou em Watkins Glen. Na época, pilotava para a Rahal Letterman. Ao vencer nas ruas de Long Beach, se tornou o primeiro norte-americano a ganhar nesta pista desde Michael Andretti em 2002. Essa conquista demonstra mais uma vez que, caso tenha um carro competitivo e o apoio dos patrocinadores, Hunter-Reay possui todas as condições para ser campeão, e merece fazer a temporada completa, possibilidade que aumentou muito depois da sua brilhante atuação na ensolarada Califórnia.

A segunda posição ficou com Justin Wilson. Já o pole position Will Power completa o pódio em terceiro. Scott Dixon chegando a quarta posição. Tony Kanaan foi o melhor brasileiro, terminando em quinto. Mário Moraes tem seu melhor resultado da temporada, ficando em um excelente sexto lugar, após largar muito atrás. Hélio Castroneves é o sétimo. Vítor Meira chegou no 11º lugar, Raphael Matos é o 20º colocado enquanto Mário Romancini abandonou.

Na largada, o pole position Will Power consegue manter a liderança na primeira curva. Atrás dele, Justin Wilson e Ryan Hunter-Reay brigam pela segunda posição, com Wilson levando a melhor. Mais atrás, Tony Kanaan faz uma excelente largada, que lhe permite ultrapassar tanto Hélio Castro Neves quanto Ryan Briscoe antes da curva 1, para assumir o quarto lugar.

No final da 1ª volta, os três primeiros começaram a se distanciar do restante, enquanto no hairpin, Marco Andretti tenta ultrapassar Alex Tagliani mas sem sucesso. No incidente, Andretti perde pequena parte da asa dianteira, sem nenhuma consequência maior. Durante as treze primeiras voltas, os quinto primeiros são os seguintes: Power mantém oito décimos de vantagem sobre Hunter-Reay, obrigando-o a ter melhores tempos de volta. Atrás deles, Wilson observa a batalha como mero espectador, sem atacá-los. Em quarto lugar, quatro segundos atrás temos Kanaan liderando o segundo pelotão.

Enquanto isso, Milka Duno, sempre uma atração a parte, novamente terminou na última colocação sendo a primeira a ter abandonado, na 10ª volta. A venezuelana não esconde o desapontamento quando os comissários indicam que, caso o ritmo (lento) de Duno não melhorasse, ela deve deixar a pista. Isto é feito, pois estava virando em torno de sete segundos mais lento que os líderes. Nas últimas colocações, Graham Rahal, luta somente pela 20ª posição e ainda tem de encarar sérios problemas no rádio, que durará toda a prova.

Power parecia ter tudo sob controle até a 17ª volta, quando o câmbio do seu carro o câmbio fica preso na primeira marcha após sair da curva 11. Até ele recuperar a velocidade, Hunter-Reay e Wilson tinham disparado passando para primeiro e segundo. Já em ritmo normal novamente, Power tenta entrar se aproximar com os líderes antes de ocorrer à primeira parada nos pits, porém aqueles permanecem fora de alcance. Na 20ª volta, Danica Patrick abre a sessão de pit stops. Então na 20ª posição, a piloto, assim como Dario Franchitti, decide antecipar sua primeira parada e mudar sua estratégia para tentar levar vantagem em uma eventual bandeira amarela. Contudo, o plano não deu certo.

Na 26ª volta, Hunter-Reay e Wilson entram nos boxes. Power faz a mesma coisa duas voltas depois. Após a primeira janela de reabastecimento, a ordem de classificação era Hunter-Reay na frente de Wilson, em seguida, Power, Kanaan, Briscoe, Dixon, Castro Neves, Tagliani, Moraes e Wheldon, completando os dez primeiros colocados. Nesse momento da corrida, Power mostra que seu carro não sofreu nenhum dano. Na verdade, o australiano faz tempos excepcionais, até cinco décimos mais rápidos que o ponteiro.

O norte-americano lidera sem sustos, abrindo cerca de três segundos sobre Wilson, até que um lento Alex Lloyd, quase coloca tudo a perder. Durante cinco voltas, o carro da Dale Coyne retarda o avanço do piloto da Andretti Autosport, e assim, o inglês da Dreyer & Reinbold, encostar outra vez em Hunter-Reay. Com menos de cinco décimos de diferença entre eles, Wilson tenta um ataque sobre Hunter-Reay, mas não consegue ultrapassar. E quando o norte-americano finalmente consegue se livrar de Lloyd, Justin faz a mesma manobra só que dá tudo errado. Wilson tem a asa dianteira avariada ao tocar no seu compatriota e vai aos boxes mudar a peça.

No pitlane, Larry Curry, Diretor de Competições da Dreyer & Reinbold, está furioso. Imediatamente vai ao encontro de Brian Barnhardt, presidente de Competições e Operação de Corridas da Indy, reclamada de uma possível manobra anti-desportiva de Llyod, mas nenhuma decisão foi tomada contra ele. No entanto, no briefing pré-corrida, Barnhardt insistiu que na corrida os retardatários devem facilitar a passagem dos líderes.

O ocorrido, que não chega a acionar a bandeira amarela, faz com que os pilotos comecem a entrar para o segundo turno de pits. Wilson faz a seu na 55ª volta, Hunter-Reay e Power na seguinte. Agora, a ordem na pista é Hunter-Reay, Power, Mike Conway, Wilson, Dixon, Kanaan, Castro Neves, Moraes, Briscoe, Wheldon e Franchitti. Pouco depois, a bandeira amarela finalmente vem quando o brasileiro Mário Romancini se envolve em um acidente, enquanto tenta ultrapassar Graham Rahal e acerta forte na traseira do norte-americano, tirando os dois pilotos da prova.

A relargada ocorre na 65ª volta. Hunter Reay consegue manter a ponta, protegida pelos retardatários Takuma Sato e Raphael Matos. Enquanto isso, Danica passa Simona de Silvestro, ganhando a 16ª posição. No giro seguinte, Wilson emparelha com Power antes do ponto de frenagem da curva 1 e assume o segundo lugar. A partir daí a classificação não se altera até a bandeira quadriculada. Hunter-Reay é quem imprime um ritmo mais forte de Long Beach ao marcar a melhor volta. Ele terminar com 5s6031 de vantagem sobre Wilson e 8s5864 à frente de Power.

GP de Long Beach
4ª etapa - 18/04/2010
Circuito de rua com 1,968 milha
Long Beach - Califórnia (Estados Unidos)

1) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 85 voltas em 1h47min12s5404
2) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 5s6031
3) Will Power (AUS/Penske), 8s5864
4) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 10s6287
5) Tony Kanaan (BRA/Andretti), 11s7732
6) Mário Moraes (BRA/KV), 16s5171
7) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 16s8928
8) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 18s2214
9) Dan Wheldon (ING/Panther), 19s4575
10) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 19s9307
11) Vítor Meira (BRA/Foyt), 27s4005
12) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 28s1352
13) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Lanigan), 28s6037
14) Marco Andretti (EUA/Andretti), 30s0120
15) Ernesto Viso (VEN/KV), 31s6182
16) Danica Patrick (EUA/Andretti), 32s1804
17) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 33s1652
18) Takuma Sato (JAP/KV), 84 voltas
19) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), 84 voltas
20) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), 84 voltas
21) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 65 voltas
22) Graham Rahal (EUA/Fisher), 58 voltas
23) Mário Romancini (BRA/ Conquest), 58 voltas
24) Bertrand Baguette (BEL/ Conquest), 45 voltas
25) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 10 voltas

A classificação da Indy após quatro etapas
1) Will Power (Penske), 172 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske), 130 pontos
3) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 129 pontos
4) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 125 pontos
5) Dario Franchitti (Ganassi), 112 pontos
6) Scott Dixon (Ganassi), 112 pontos
7) Ryan Briscoe (Penske), 103 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti), 94 pontos
9) Raphael Matos (De Ferran Luczo Fragon), 84 pontos
10) Dan Wheldon (Panther), 83 pontos
11) Vitor Meira (Foyt), 81 pontos
12) Marco Andretti (Andretti), 78 pontos
13) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 78 pontos
14) Alex Tagliani (Fazzt), 72 pontos
15) Mário Moraes (KV), 69 pontos
16) Danica Patrick (Andretti), 67 pontos
17) Ernesto Viso (KV), 60 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 60 pontos
19) Mário Romancini (Conquest), 54 pontos
20) Simona de Silvestro (HVM), 53 pontos
21) Alex Lloyd (Dale Coyne), 48 pontos
22) Graham Rahal (Fisher), 47 pontos
23) Milka Duno (Dale Coyne), 46 pontos
24) Takuma Sato (KV), 46 pontos
25) Bertrand Baguette (Conquest), 24 pontos
26) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 17 pontos

Nenhum comentário: