terça-feira, 20 de abril de 2010

Qingdao quer receber a Fórmula Indy em 2011

O porto de Qingdao, cidade no noroeste da China, que hospedou os eventos da Vela nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, manifestou interesse em ingressar no calendário da Fórmula Indy. Ainda não foi decidido se a corrida será disputar em um circuito de rua (como no GP de Valência da F1) em 2011, ou num oval (o primeiro na China) para 2012.

Qingdao é mais conhecida pela Tsingtao (cerveja, cujo nome corresponde ao som produzido quando se pronuncia "Qingdao"). No passado, foi uma colônia alemã. Há até hoje existem muitas construções de estilo alemão na cidade. A proposta é o evento ser disputado na mesma época que o GP Motegi (Japão) para minimizar os custos operacionais de viagem para as equipes.

Em 2007, a Champ Car deveria ter corrido em Zhuhai em maio. Inclusive Roberto Moreno tinha testado naquele circuito no final de 2006 para homologá-lo. Entretanto, a corrida foi cancelada, graças a sérios problemas em sua organização. Por isso mesmo o paddock está dividido em relação à viabilidade dessa etapa chinesa.

Em 1996, o IMS rompeu com a Cart, alegando que era a internacionalização do campeonato. A IMS queria voltar às origens: corridas em ovais disputadas somente nos Estados Unidos. Atualmente, as corridas de Motegi - bancada pela Honda -, São Paulo, Edmonton e Toronto são as únicas disputadas fora do território estadunidense, sendo que três delas estão no continente Americano. Parte dos dirigentes teme que a audiência vá afastar-se ainda mais caso a Indy torne-se internacional e com a maioria dessas novas corridas em pistas de rua e mistos.

Além disso, desde os anos 1960, tanto a Usac, como suas sucessoras Cart e Champ Car, tentaram incursões na Europa e na Ásia. Nenhuma corrida conseguiu estabelecer-se de forma duradora, com exceção de Surfer's Paradise, que somente saiu do calendário por conta da falta de habilidade política de Tony George. Desse modo, se justifica tamanho ceticismo.

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