quinta-feira, 27 de maio de 2010

Indianapolis Motor Speedway

O Indianapolis Motor Speedway (IMS) está localizado na cidade de Speedway, no estado de Indiana, uma cidade nos arredores da cidade de Indianapolis nos Estados Unidos. Ele é um dos mais antigos circuitos do país, construído em 1909, feito inicialmente de pedras, o formato da pista é um retângulo com os vértices arredondados possuindo duas grandes retas com 1000 metros de extensão, duas retas curtas com 200 metros cada e mais quatro curvas com inclinação de cerca de 9 graus cobrindo 400 metros chegando a um total de 4000 metros ou 2,5 milhas. Desde então, o traçado permanece idêntico, sempre levando os carros a velocidades alucinantes.

A mais tradicional pista de automobilismo do mundo surgiu com o propósito de servir de campo de testes para a indústria automobilística. A iniciativa foi de quatro empresários ligados ao setor: Carl Fisher, James Allison, Frank Wheeler e Arthur Newby. Ocasionalmente seriam realizadas corridas na pista, sendo uma oportunidade para que os fabricantes apresentassem seus produtos em uma disputa uns contra os outros. Os espectadores, peça fundamental para o sucesso da empreitada, teriam de se surpreendidos por essas engenhocas ultramodernas, que prometiam altas velocidades, pois dificilmente alguém iria direcionar um olhar mais atento a um evento sem atrativos.

Em 30 de maio de 1911 foi disputada a primeira 500 milhas de Indianápolis, ainda com o piso coberto por tijolos, atraindo um público de mais de 80 mil espectadores. A prova foi vencida por Ray Harroun, pilotando um Nordyke & Marmon, carro de fabricação local. Ray levou 6h42min08s000 para completar o percurso, a uma média de 120 km/h e foi o único piloto dos 40 inscritos que não levou um mecânico a bordo - eles tinham a função de vigiar os adversários e reparar danos mecânicos durante a prova, além de trocar os pneus que furavam e outros eventuais bicos.

Devido aos inúmeros acidentes provocados pelas pedras, ferindo pilotos e espectadores, o circuito ganhou uma camada de tijolos cobrindo toda a extensão da pista. Foram usados três milhões e duzentos mil blocos. O asfalto só veio em 1937. Apenas uma pequena faixa de uma jarda (0,91m) com os tijolos originais foi mantida. Por isso, o IMS é chamado de "Brickyard" (jarda de tijolos). As 500 milhas só não foram realizadas quando os Estados Unidos estiveram envolvidos nas Guerras Mundiais.

Indianápolis passou a chamar a atenção de fábricas e pilotos do mundo inteiro, que passaram a se dedicar a construir carros especialmente para a prova. Com a condição de prova mais antiga do mundo, até o momento foram 93 largadas, que levaram a finais emocionantes e criaram algumas das lendas do automobilismo norte-americano e mundial. O circuito ganhou notoriedade mundial durante os 10 anos (1950-1960) em que a corrida fez parte do calendário da Fórmula 1. Nesse período, o interesse dos pilotos da Fórmula 1 pela corrida era pequeno, e somente os pilotos locais a disputavam. Até os anos 1990, a Indy 500 era o único grande evento do circuito, porém quando Tony George herdou o complexo, conseguiu trazer a Nascar e a Fórmula 1, além de montar um circuito misto na parte interna do oval.



Em tanto tempo de duração, apenas 16 pilotos venceram Indianápolis duas ou mais vezes. Muitos afirmam, aliás, que levar o carro ao final das 200 voltas já é uma grande vitória. De fato: para vencer a Indy 500 é necessário resistência, estratégia para enfrentar pelo menos oito paradas para reabastecimento e troca de pneus e uma boa dose de sorte. Entre esses heróis estão A.J. Foyt, que venceu as edições de 1961, 1964, 1967 e 1977, Rick Mears (1979, 1984, 1988, 1981) e Al Unser (1970, 1971, 1978 e 1987) que venceram quatro vezes e se tornaram lendas do automobilismo mundial.

Entre os brasileiros, Émerson Fittipaldi foi o primeiro a vencer. E duas vezes: em 1989, pela Patrick, e a outra em 1993, com a Penske. Nove anos depois foi à vez de Hélio Castro Neves. Ele ganhou em 2001, 2002 e 2009 sempre com a Penske. O outro piloto nacional a chegar lá, novamente correndo pelo time de Roger Penske, foi Gil de Ferran no ano de 2003. A prova é tão difícil que apenas quatro campeões da Fórmula 1 venceram: Jim Clark, em 1965, Graham Hill, em 1966, Mario Andretti, em 1969 e Émerson, em 1989 e 1993.

Para essa 94ª edição as expectativas são altas. Com uma grande e qualificada quantidade de pilotos com chances de ser o grande vencedor. Isso levando como referência os treinos classificatórios, considerados os mais disputados dos últimos anos. Indianápolis sempre promete um grande espetáculo e momentos emocionantes. Entre 2005 a 2008, o vencedor das 500 milhas também colocou as mãos no troféu do campeonato no final da temporada.

Todos sabem, Indianápolis é um lugar de lendas e tradições. E a tradição não seria a mesma se faltassem às lendárias famílias do automobilismo norte-americano. Este ano, John e Marco Andretti serão companheiros na equipe Andretti Autosport enquanto Graham Rahal corre pela equipe de seu pai, Bobby. As duas famílias, rivais desde os tempos de Mario Andretti e Bobby Rahal, vão tentar fazer com que seus descendentes imitem os antecessores, indo beber a famosa garrafa de leite no Círculo da Vitória.

Confira a programação para as 500 milhas de Indianápolis, sexta etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (28/05)
12h00min - treino livre
14h30min - competição de pit stops

Domingo (30/05)
14h00min - 500 milhas de Indianápolis (200 voltas)

Vencedor em 2009: Hélio Castro Neves (BRA)
Pole em 2009: Hélio Castro Neves (BRA)

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