segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quarta pole de Castro Neves em Indianápolis

Liderando o pelotão desde os primeiros testes na semana passada Hélio Castro Neves assinalou uma sequência de voltas espetaculares que o garantiu a pole na 94ª edição das 500 milhas de Indianápolis. A sessão de qualificação foi espetacular. Surpresa, tensão e o excelente desempenho foram às principais características deste "Pole Day" que no final teve Hélio como o mais rápido.

Ele garantiu a pole position para a principal corrida do calendário pela quarta vez e passou a somar 38 largadas em primeiro lugar na Fórmula Indy. Esse número inclui as 35 poles conseguidas na pista, mais três em grids formados pelas posições no campeonato.

Essa conquista ocorreu de forma dupla, pois um novo regulamento para o "Pole Day" foi introduzido nessa edição. Após cinco horas de classificação, entrou em cena o "Fast Nine", um novo sistema de classificação com 90 minutos, contando apenas com os nove mais rápidos da primeira fase, cujas marcas anteriores foram descartadas. No dia destinado a apontar os ocupantes de 24 das 33 vagas, foram necessárias estratégia, velocidade e muita tensão.

Na primeira parte da qualificação, Castro Neves fez a pole provisória, ao assinalar uma média horária de 226,774 mph em sua segunda tentativa. Ele foi o sétimo a entrar na pista, já sabendo que o canadense Alex Tagliani, da Fazzt, cumprira seu conjunto de quatro voltas em 226,392 mph tornando-se o homem a ser vencido.

Ainda que suas voltas estivessem bem próximas das de Tagliani, sendo somente 0s0025 mais lento, Hélio não desistiu do seu objetivo. Assim, ele tirou do canadense da liderança. Na última tentativa, assinalou nos primeiros minutos a média de 227,970 mph, com pico de 228,213 mph na segunda das quatro voltas.

Depois disso, acompanhou de dentro do carro um a um seus diretos adversários buscarem marcas que se aproximassem da dele. Quem mais chegou perto foi seu companheiro de equipe Will Power, que mesmo assim foi 0,393 mph mais lento. Assim, ao final dessa uma hora e meia, Castro Neves finalmente comemoraria uma das mais torturantes e cansativas pole position de sua carreira.

"Foi um bom dia. Apesar de muito difícil mentalmente. É complicado competir nesse nível com tantas boas equipes e bons pilotos.", comentou. "Ficar sentado num carro por cerca de 90 minutos não é fácil, especialmente quando todos estão cada vez mais perto", concluiu.

Na segunda posição, temos Will Power, seu colega de Penske, que fez progressos significativos graças a Rick Mears. Dario Franchitti, vencedor na edição de 2007, completa a primeira fila. A próxima é composta por Ryan Briscoe, no terceiro carro da Penske, Alex Tagliani e Scott Dixon. Finalmente, na terceira fila é que temos as maiores surpresas com Graham Rahal, Ed Carpenter e Hideki Mutoh.

Quanto à atuação do quinteto feminino os resultados no geral são decepcionantes. A exceção é Bia Figueiredo que se tornar a primeira brasileira a conquistar um lugar no cobiçado grid das 500 milhas de Indianápolis. Além disso, ela foi a mais rápida entre as cinco mulheres na classificação, e largará na 21ª posição, conquistada em sua segunda tentativa, melhor marca de um estreante neste ano. O feito rendeu até um troféu para a brasileira, que comemorou bastante o bom desempenho.

Logo atrás vieram as rivais Simona De Silvestro e Danica Patrick apenas a 23ª colocada. Essa última acabou envolvida numa polêmica durante a entrevista que era transmitida ao vivo pelo sistema de som. A resposta que ela deu causou um rebuliço nas arquibancadas do autódromo. Quando o público soube que Danica estava colocando a culpa no carro, eles hostilizaram Patrick, que então observava a arquibancada sem entender nada e perguntou: "Por que estão me vaiando?".

Realmente Danica estava certa em ficar assustada, pois se olharmos para o desempenho de seus companheiros de equipe, temos que somente três dos cinco pilotos da Andretti conseguiram se classificar no sábado. Marco Andretti é o melhor representante da equipe com a 16 ª posição. Ryan Hunter-Reay vem logo a seguir em décimo sétimo. Enquanto isso os experientes John Andretti e Tony Kanaan estavam fora. Agora lutariam pelas nove posições restantes durante o "Bump Day".

No domingo Kanaan viveu um drama. Após ter sofrido um acidente no sábado, o campeão de 2004 precisava garantir a sua vaga a todo custo. No entanto, Kanaan bateu novamente no treino livre pela manhã, na mesma curva 2, e a Andretti se desdobrou para reconstruir o carro a tempo dele fazer a sua classificação. Nas seis horas de duração do treino oficial, Kanaan só conseguiu classificar faltando 35 minutos para encerrar a atividade, mas só teve a vaga confirmada no último minuto.

A Andretti usou peças dos dois carros batidos e também dos companheiros. Apenas John Andretti não "contribuiu", pois também buscava sua classificação. Kanaan fez a 30º tempo em sua tentativa, mas ainda caiu para a 32ª posição após as voltas de Mário Romancini e Takuma Sato. No final, a emoção aumentou porque Paul Tracy e Jay Howard tentavam tirar sua vaga no fim em vão. Além de Tony, Bruno Junqueira, Vítor Meira e Romancini garantiram a vaga. Ao todo, o Brasil terá oito pilotos.

Grid de largada
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske)
2) Will Power (AUS/Penske)
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi)
4) Ryan Briscoe (AUS/Penske)
5) Alex Tagliani (CAN/Fazzt)
6) Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman)
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi)
8) Ed Carpenter (EUA/Vision)
9) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas)
10) Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt)
11) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
12) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon)
13) Mário Moraes (BRA/KV)
14) Davey Hamilton (EUA/De Ferran Luczo Fragon)
15) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold)
16) Marco Andretti (EUA/Andretti)
17) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
18) Dan Wheldon (ING/Panther)
19) Ernesto Viso (VEN/KV)
20) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold)
21) Ana Beatriz (BRA/Dreyer & Reinbold)
22) Simona de Silvestro (SUI/HVM)
23) Danica Patrick (EUA/Andretti)
24) Bertrand Baguette (BEL/Conquest)
25) Bruno Junqueira (BRA/Fazzt)
26) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne)
27) Mário Romancini (BRA/Conquest)
28) John Andretti (EUA/Andretti)
29) Sarah Fisher (EUA/Fisher)
30) Vítor Meira (BRA/Foyt)
31) Takuma Sato (JAP/KV)
32) Tony Kanaan (BRA/Andretti)
33) Sebastian Saveedra (COL/Herta)

Não qualificados:
Jay Howard (ING/Fisher)
Paul Tracy (CAN/KV)
Jacques Lazier (EUA/Foyt)
Milka Duno (VEN/Dale Coyne)

Nenhum comentário: