quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vai-e-Vem do Mercado (6)

- Adam Carroll será mais um piloto da Andretti Autosport para a disputa da temporada 2010 da Fórmula Indy. Entretanto, o irlandês ainda não sabe quando vai estrear e muito menos quantas corridas ele vai disputar. O piloto, de 27 anos, está na espera para entrar na pista. "A Indy é sem dúvida um dos campeonatos mais competitivos do mundo atualmente e estou ansioso para começar", destacou. Carroll tem em seu currículo um campeonato da A1GP pela equipe irlandesa, cinco vitórias na GP2 e chegou a testar na F-1 pela extinta Honda. No momento, a Andretti tem quatro carros no grid da Indy com os pilotos Marco Andretti, Danica Patrick, Tony Kanaan e Ryan Hunter-Reay.

- Corre um boato de que o vencedor das 500 milhas de Indianápolis de 1995 Jacques Villeneuve estaria negociando a aquisição, parcial ou total, da equipe Newman Haas, e assumiria o volante de um carro logo após a Indy 500. Outra fofoca o colocava na KV no lugar de Takuma Sato. Villeneuve veio a público desmentir essas histórias. Enquanto isso, o jornalista Gordon Kirby diz que Mike Lanigan realmente deixou a equipe após brigar com Bernadette Haas, esposa de Carl Haas, atualmente a dona de fato do time após o marido ficar muito doente.

- A Indy Racing League, entidade que organiza a Fórmula Indy, comunicou que a categoria terá dois campeonatos paralelos nesta temporada. Assim, pilotos e equipes que tiverem o melhor desempenho nas pistas ovais e nos circuitos mistos ou de rua serão premiados. O sistema de pontuação não foi alterado. O torneio de circuitos mistos ou de rua é liderado por Will Power enquanto a disputa em ovais começou semana passada no Kansas e o líder é Scott Dixon.

- A KV divulgou que Barry Green será o estrategista de Paul Tracy durante as 500 milhas de Indianápolis no final de maio. Esta é a primeira vez que a dupla Tracy/Green volta a Indianápolis desde 2002, quando Tracy ultrapassou Hélio Castro Neves no final da corrida, enquanto as luzes amarelas, que indicam bandeira amarela, estavam acionadas. Então Green contestou o resultado argumento que a luz amarela da curva 3 não estava acessa no momento que manobra se consumou. Finalmente, quase um mês depois, decidiu-se que a vitória era mesmo de Castro Neves. Está será a sexta participação de Tracy em Indianápolis. O canadense vai estar no comando do quarto carro do time dirigido por Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven. Os demais pilotos são Takuma Sato, Ernesto Viso e Mário Moraes.

- Vários pilotos veteranos da Indy demonstraram irritação com o comportamento de alguns retardatários nas últimas corridas exigindo que os mesmos devessem mostrar mais respeito com os líderes. Alguns incidentes recentes levantaram a discussão. Os dirigentes da Indy Racing League estão sendo pressionados para adotar regras idênticas às utilizadas na Nascar, incluindo que os mais atrasados sejam obrigados a ficar em fila dupla quando houver bandeira amarela, para facilitar a ultrapassagem dos mais rápidos. Dario Franchitti, que ficou retido após uma bandeira amarela atrás da fila de retardatários, o que atrapalhou sua caça ao líder Scott Dixon em Kansas, no último final de semana, acredita que as medidas devem ser tomadas para essa situação não persistir. "A organização tem de assumir a responsabilidade e acompanhar o que acontece na pista", disse Franchitti.

- Graham Rahal, que disputou as etapas de São Petersburgo e Long Beach pela Fisher, estará nas 500 milhas de Indianápolis, com um carro preparado pela equipe Rahal Letterman, de propriedade do pai Bobby Rahal e de David Letterman. Esta será a terceira tentativa de qualificação de Graham em Indianápolis. Ele estreou em 2008 largando em décino terceiro e bateu na 36ª volta, ficando em trigésimo terceiro lugar. No ano passado, classificou-se em quarto no grid e sofreu novo acidente, desta vez após 55 voltas. Terminou em trigésimo primeiro.

Nenhum comentário: