domingo, 5 de setembro de 2010

Castro Neves escala a grade no Kentucky

O brasileiro Hélio Castro Neves, da Penske, venceu o GP de Kentucky, 15ª etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy, disputado no Kentucky Speedway, trioval com 1,5 milha. Hélio, que fez sua última parada para reabastecimento quando ainda faltavam 53 voltas para o final, herdou a liderança quando os líderes tiveram que colocar um pouco de etanol na fase final da corrida e assim venceu sua segunda corrida dessa temporada da Fórmula Indy. A vitória na 200ª corrida da história da Indy Racing League (IRL) pegou o tricampeão das 500 milhas de Indianápolis desprevenido. Tudo porque ele parou pela última vez na 147ª volta, duas depois de todo pelotão da frente, sendo capaz de ter mais autonomia que os corredores em sua frente, os quais precisaram de um "splash and go" nas voltas finais.

"Vocês deveriam entrevistar o Tim Cindric (estrategista da Penske)", falou um emocionado Hélio. "Ele ganhou a corrida para nós esta noite, foi uma decisão certa. Nós não tínhamos muito a perder, portanto, o risco foi menor. Depois da minha última parada, eu só seguia suas instruções. Estava bem posicionado no meio do pelotão principal, economizando combustível, quando os líderes tiveram que parar mais uma vez. Ficamos numa boa", comentou. "Infelizmente, tivemos um problema com nosso pit stop, mas mantivemos os pés no chão e a cabeça focada", disse. "Tentei me manter firme e economizar combustível. De repente, ele (Cindric) disse: "Tente fazer este tempo." Eu falei algo do tipo, "Isso vai ser impossível, cara", concluiu.



O pole Ed Carpenter terminou em segundo lugar nessa pista pelo segundo ano consecutivo trazendo ao seu lado no pódio Dan Wheldon, seu companheiro de Panther, que foi o terceiro. Tony Kanaan, da Andretti, largou em penúltimo e concluiu em quarto, enquanto Dario Franchitti (Ganassi), que reduziu a diferença na classificação em relação ao líder Will Power para 17 pontos, foi o quinto. Marco Andretti (Andretti) terminou em sexto, seguido de Scott Dixon (Ganassi) e Will Power (Penske). Danica Patrick (Andretti) e Bertrand Baguette (Conquest), em sua melhor atuação no ano, fecharam o grupo dos dez primeiros colocados. Raphael Matos (De Ferran Dragon) terminou em décimo sexto. Mário Moraes (KV) chegou em décimo oitavo. Vítor Meira (Foyt) não teve sorte: se envolveu em um acidente e abandonou.

A primeira bandeira amarela ocorreu logo na primeira volta, quando o estreante Takuma Sato rodou e bateu no muro de proteção da curva 4. Por pouco Kanaan também quase esteve envolvido nesse acidente. Surpreendido, Ryan Hunter-Reay perdeu o controle de seu carro ao tentar desviar de Sato, contudo conseguiu manter-se na pista sem avariar seu equipamento. Na 10ª volta, tivemos a relargada, com Dan Wheldon assumindo a liderança, sendo acompanhado de perto por Ed Carpenter, Will Power, Scott Dixon e Marco Andretti.

Até o primeiro período de paradas as posições mantiveram-se inalteradas. No retorno dos pit stops, Power era o primeiro, seguido por Dixon. Wheldon que havia caído para terceiro, logo pressionaria o neozelandês, efetuando a ultrapassagem. Franchitti era o quarto, Andretti o quinto e Kanaan, numa impressionante recuperação, vinha em sexto. Novamente a corrida era interrompida na 79ª volta, quando a retardatária Simona Silvestro atinge o carro de Vítor Meira quando esse lhe colocava uma volta. Para completar, a piloto suíça ainda envolveu Ryan Briscoe, e assim os eles bateram com violência no muro da curva 3. Briscoe parecia ligeiramente desnorteado, mas inicialmente não tinha ferimentos como às outras duas vítimas do acidente.

Com os pits liberados, todos aproveitaram a oportunidade para realizar a segunda parada. Power manteve a ponta com Wheldon em segundo, Dixon em terceiro, Franchitti em quarto e Kanaan em quinto. Na 142ª volta, Power iniciou a terceira rodada de pit stops. O australiano demorou mais do que o normal e no retorno a pista, com pneus frios, por muito pouco ele acertaria o muro da curva 4, perdendo ainda mais tempo. Power ainda quase tocou o muro na curva quatro e foi obrigado a desacelerar. Dessa maneira, Wheldon era o primeiro com Franchitti em segundo e Andretti logo atrás em terceiro enquanto o australiano caiu para quarto. Logo após essa segunda janela de pit stops, Castro Neves voltou ao seu boxe e colocou mais combustível.

No fim, os ponteiros precisaram fazer um "splash and go" para terminar a corrida. Alheio a isso, Castro Neves, que parecia sem chances na nona posição, assumiu a ponta faltando apenas três voltas. Depois da bandeirada, ele rumou para torcida e fez sua tradicional comemoração, escalando o alambrado da reta de chegada, fazendo valer seu apelido de Homem-Aranha. Foi a sua 24ª vitória na carreira, a segunda nesta temporada. Hélio tem agora o mesmo número de conquistas que o tricampeão Bobby Rahal.

GP do Kentucky
15ª etapa - 04/09/2010
Circuito oval com 1,500 milha
Kentucky Speedway - Esparta, Kentucky (Estados Unidos)
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 200 voltas, em 1h41min50s0059
2) Ed Carpenter (EUA/Vision Panther), 13s1597
3) Dan Wheldon (ING/Panther), 13s9214
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti), 13s9931
5) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 14s1968
6) Marco Andretti (EUA/Andretti), 14s5669
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 15s1025
8) Will Power (AUS/Penske), 15s6142
9) Danica Patrick (EUA/Andretti), 15s8494
10) Bertrand Baguette (BEL/Conquest), 199 voltas
11) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 199 voltas
12) Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold), 199 voltas
13) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), 199 voltas
14) Tomas Scheckter (AFS/Conquest), 199 voltas
15) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 199 voltas
16) Raphael Matos (BRA/De Ferran Dragon), 199 voltas
17) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas), 199 voltas
18) Mário Moraes (BRA/KV), 198 voltas
19) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 195 voltas
20) Graham Rahal (EUA/Fisher), 195 voltas
21) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 174 voltas
22) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 134 voltas
23) Vítor Meira (BRA/Foyt), 79 voltas
24) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 79 voltas
25) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 78 voltas
26) Ernesto Viso (VEN/KV), 45 voltas
27) Takuma Sato (JAP/KV), 0 volta

A classificação da Indy após quinze etapas
1) Will Power (Penske), 552 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi), 535 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi), 469 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske), 448 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske), 418 pontos
6) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 404 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti), 392 pontos
8) Marco Andretti (Andretti), 347 pontos
9) Dan Wheldon (Panther), 346 pontos
10) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 335 pontos
11) Danica Patrick (Andretti), 297 pontos
12) Vítor Meira (Foyt), 269 pontos
13) Alex Tagliani (Fazzt), 269 pontos
14) Raphael Matos (De Ferran Dragon), 265 pontos
15) Mário Moraes (KV), 265 pontos
16) Alex Lloyd (Dale Coyne), 236 pontos
17) Ernesto Viso (KV), 235 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas), 222 pontos
19) Simona de Silvestro (HVM), 218 pontos
20) Graham Rahal (Fisher), 191 pontos
21) Bertrand Baguette (Conquest), 188 pontos
22) Takuma Sato (KV), 184 pontos
23) Milka Duno (Dale Coyne), 160 pontos
24) Mário Romancini (Conquest), 149 pontos
25) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 110 pontos
26) Tomas Scheckter (Conquest), 89 pontos
27) Sarah Fisher (Fisher), 80 pontos
28) Paul Tracy (Dreyer & Reinbold), 79 pontos
29) Ed Carpenter (Vision Panther), 73 pontos
30) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 45 pontos
31) Jay Howard (Fisher), 44 pontos
32) John Andretti (Petty Andretti), 35 pontos
33) Davey Hamilton (De Ferran Dragon), 26 pontos
34) J.R. Hildebrand (Dreyer & Reinbold), 26 pontos
35) Adam Carroll (Andretti), 26 pontos
36) Francesco Dracone (Conquest), 24 pontos
37) Townsend Bell (Sam Schmidt), 18 pontos
38) Sebastian Saavedra (Herta), 15 pontos
39) Bruno Junqueira (Fazzt), 13 pontos

Nenhum comentário: