quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kentucky Speedway

Uma semana depois da emocionante corrida em Chicago, chega à vez do Kentucky, segundo dentre os quatro ovais médios que encerram a temporada 2010 da Fórmula Indy. Nesse sábado à noite, teremos a disputa da 15ª etapa, no Kentucky Speedway, trioval de 1,500 milha, localizado na região centro-norte do Estado de Kentucky, próximo à cidade de Esparta. Serão 200 voltas, totalizando 300 milhas de extensão.

Com uma configuração semelhante à oferecida no Chicagoland Speedway, não é preciso dizer que os postulantes a vitória serão os mesmos vistos na semana passada. No entanto, devido às pequenas diferenças existentes entre os principais times, não é improvável de que teremos um briga ferrenha pelas cinco primeiras colocações. A pista foi inaugurada em 2000, possuindo curvas com inclinações de 14 graus, com uma volta sendo percorrida em torno de 25 segundos durante a corrida. A classificação para o grid de largada será definido com a média das duas voltas cronometradas de cada piloto.

O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti, alerta sobre as alterações que sofre a pista. "Kentucky muda a cada ano. Devido às condições climáticas que tem durante o inverno, fica mais instável a cada temporada. Tem mudanças de asfalto nas diferentes linhas da pista", afirma. Segundo Kanaan, o oval do Kentucky lembra muito o de Chicago, contudo "é muito mais desafiador. Precisa ter um carro com melhor equilíbrio para vencer esta corrida", acredita.

Derrotado em Chicago, Will Power, que já ganhou o Troféu Mario Andretti este ano, espera ter a mesma velocidade demonstrada na última etapa. Dessa vez ele quer sair na primeira fila, para poder ter mais controle sobre sua estratégia de corrida. Até agora aquele um erro no reabastecimento na semana passada ainda assombra as mentes dos membros da Penske, que perdeu o campeonato do ano passado justamente por conta de um erro nos boxes (em Motegi, Ryan Briscoe bateu no muro após fazer seu pit stop). Para o australiano, que lidera o campeonato desde a primeira corrida em São Paulo, outro erro desses está proibido e agora terá muita pressão sobre os seus ombros.

E o responsável por essa pressão atende pelo nome de Dario Franchitti. Depois da vitória em Chicago, o escocês se aproximou ainda mais do líder Power, aparecendo apenas 23 pontos atrás. O atual campeão da Indy vive um grande momento. Ele é o líder do Troféu A.J. Foyt, oferecido ao melhor piloto em ovais. Franchitti sabe que ele é superior a Power neste tipo de pista. Isso lhe dá uma confiança extra que pode fazer a diferença em seu favor.

A Indy comemora neste fim de semana em Kentucky a marca de 200 corridas organizadas pela Indy Racing League (IRL) desde a criação da entidade em 1994. Nas 199 provas disputadas até o momento, 86 viram o vencedor ganhar por menos de um segundo de diferença. A primeira prova realizada pela IRL foi disputada em 27 de janeiro de 1996, no Walt Disney World Speedway (Buzz Calkins foi o vencedor). A centésima corrida ocorreu em 29 de agosto de 2004 no Nazareth Speedway (com vitória de Dan Wheldon).



Será a décima primeira que a corrida será realizada. Os maiores vencedores são Buddy Lazier (2000 e 2001) e Sam Hornish Jr. (2003 e 2006). Em 2002, o brasileiro Felipe Giaffone alcançou a sua única vitória na categoria, enquanto Sarah Fisher obteve a primeira pole de uma mulher na Indy (três anos depois, Danica Patrick repetiu a façanha). A outra conquista brasileira nessa pista foi com Tony Kanaan, em 2007, quando ele largou na pole position e liderou a maior parte das 200 voltas.

Temos também duas novidades: Paul Tracy está de volta à Dreyer & Reinbold após correr com eles em Watkins Glen. O canadense agora competirá em Kentucky e Motegi. Além de Watkins Glen, Tracy também competiu nesse ano em Toronto e Edmonton, pela KV, terminando em décimo terceiro e sexto, respectivamente. Já Graham Rahal voltará a ser piloto da Fisher. O norte-americano correu pela equipe em São Petersburgo, Alabama e Long Beach, no começo da temporada. Além da Fisher, Rahal disputou corridas nesse ano pela Rahal Letterman, Dreyer & Reinbold e Newman Haas.

Simona de Silvestro tem um motivo especial para lutar ainda mais por bons resultados em Kentucky. A piloto comemorou na última quarta-feira 22 anos. A suíça estreou este ano na Indy e disputa com Alex Lloyd o título de Estreante do Ano. Ela está 11 pontos atrás do rival. Simona correu por duas temporadas na Fórmula Atlantic, conseguindo cinco vitórias. No ano passado, ela terminou esse campeonato na terceira posição.

Confira a programação para o GP do Kentucky, décima quinta etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (03/09)
12h15min - treino livre
15h30min - treino classificatório
20h00min - treino livre

Sábado (04/09)
21h45min - GP do Kentucky (200 voltas)

Vencedor em 2009: Ryan Briscoe (AUS)
Pole em 2009: Scott Dixon (NZL)

Nenhum comentário: