terça-feira, 9 de março de 2010

Galeria da Fama: Mario Andretti (parte final)

Ainda em 1969, Mario fez mais três aparições na Fórmula 1 com a Lotus, uma ao volante do modelo 49B e a restantes com o Lotus 63 dotado de tração integral. Abandonou em todas elas. Sua primeira vitória aconteceu em 1971 pela Ferrari. Na metade dos anos 1970, Andretti focou seus esforços na Fórmula 1, pilotando pela Lotus de Colin Chapman. Em 1977, tornou-se o primeiro piloto norte-americano a vencer o GP dos Estados Unidos em Long Beach, Califórnia. Com o revolucionário "Efeito-Solo", Andretti ganhou seis corridas em 1978 e levou o título. Esta foi uma vitória amarga devido à morte do seu companheiro de equipe Ronnie Peterson. De qualquer forma, Andretti não voltou a ganhar outra corrida depois daquela temporada.

Mario fez outras duas temporadas na Lotus, até ser substituído pelo jovem inglês chamado Nigel Mansell - que mais tarde seria seu companheiro de equipe -, indo fazer sua última temporada completa pela Alfa Romeo no ano seguinte. Em 1982, quando já havia deixado a F-1, fez três corridas. Uma para substituir Carlos Reutemann - seu ex-companheiro de Lotus - na Williams e duas a convite de Enzo Ferrari para disputar os GPs da Itália e Estados Unidos. Naquele ano, a equipe havia perdido a chance de lutar pelo título depois da morte de Gilles Villeneuve e do acidente de Didier Pironi. Andretti, Ferrari e Monza juntos foram suficientes para alegrar os italianos - e a festa foi ainda maior quando Mario fez a pole position. Terminou a corrida em terceiro e se despediu da F-1 da mesma maneira que estreou; em terras estadunidenses, dessa vez com a disputa ocorrendo em Las Vegas.

Em 1979, retornou definitivamente a Indy, primeiro fazendo algumas aparições esporádicas pela Penske e a Patrick, até assinar com a equipe de Pat Patrick para 1982. Embora Rick Mears tenha levado o título daquele campeonato de maneira incontestável, Mario conseguiu vários pódios, incluindo quatro segundos lugares, para terminar em terceiro na classificação. Um novo capítulo de sua trajetória teve início em 1983, quando se associou com a recém-fundada Newman Haas, onde permaneceu até sua aposentadoria.

No ano seguinte ele corre pela primeira vez contra seu filho em Indianápolis. Mario foi forçado a abandonar, enquanto Michael termina em quinto. O jovem, de 21 anos, é o destaque entre os novatos ao lado do ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Guerrero, que foi o segundo. Exceto por Indianápolis, Mario tem um excelente ano. Ele venceu seis vezes (Long Beach, Meadowlands, duas em Michigan, Elkhart Lake e Mid-Ohio) com oito poles (Long Beach, Portland, Meadowlands, Cleveland, Michigan, Elkhart Lake, Ohio e Laguna Seca), sendo cinco consecutivas, chegando ao tetracampeonato.

Em 1985, conquista três vitórias (Long Beach, Milwaukee, Portland) em sua trajetória para o quinto lugar na classificação. Finalmente, em 1986, Michael assumia o posto de homem mais rápido da família Andretti. Bobby Rahal levou o título enquanto Michael era vice-campeão. Mario, mais uma vez, foi o quinto, vencendo as corridas de Portland e Pocono. Ambos, pai e filho, sobem cinco vezes ao pódio.

A temporada de 1987 foi marcada pelo azar, apesar das vitórias em Long Beach e Elkhart Lake, além das oito poles. Ele provou que ainda possuía a velocidade no sangue. Terminou em sexto no geral, enquanto Michael foi novamente vice-campeão. Em 1988, aos 48 anos, Mario chegou a sua 50ª conquista na Indy no oval de Phoenix. Ainda venceu em Cleveland, terminado o ano em quinto. Para 1989, a Newman Haas resolveu ampliar a equipe para dois carros e contratou Michael como companheiro de equipe do pai. Logo Michael subjugou o veterano, definitivamente assumindo a posição de líder da equipe, deixando seu velho rebaixando a uma posição secundária.

Coincidentemente Mario começa um longo período sem vitórias a partir daí, durante os campeonatos de 1989 a 1992, enquanto Michael se destacava mais a cada corrida, estando sempre entre os mais rápidos. Outro piloto da nova geração, Al Unser Jr., era o principal adversário do jovem Andretti. Michael ganhou o título em 1991 e foi vice-campeão, tanto em 1990 quanto 1992. Little Al ganhou os campeonatos de 1990 e 1994. Junto com os filhos Michael e Jeff e o sobrinho John, Mario atingiu outro marco em Milwaukee, em junho de 1990. Foi a primeira vez que quatro membros da família competiram numa mesma corrida da Indy.

O grande campeão ainda teria uma última grande façanha a conquistar. Aos 53 anos, Mario tornou-se o homem mais velho a vencer uma corrida de Indy no oval de Phoenix, em abril de 1993. Esta foi a 52ª e definitiva vitória, que fez dele o primeiro piloto a vencer na categoria em quatro décadas diferentes e a vencer corridas em cinco décadas. Ele ainda largou na pole nas 500 milhas de Michigan. Terminou em sexto na classificação final. Michael havia deixado a Newman Haas, passando a temporada 1993 na Fórmula 1. O seu substituto era ninguém menos que o então campeão do mundo de Fórmula 1 Nigel Mansell. O inglês, coincidentemente, substituiu Mario na Lotus 13 anos antes. Mansell venceu cinco corridas e o título.

Durante sua despedida em 1994, ele visitou o pódio apenas uma vez, com o terceiro lugar em Surfer's Paradise. Com 407 GPs, marca alcançada em Laguna Seca, Mario disse adeus. Correndo em sétimo, ele é obrigado a rumar aos boxes com problemas no motor, quando faltavam quatro voltas para o fim. Em 1995, Andretti, acompanhando por Michael, seguiria correndo para tentar a única conquista importante que lhe faltava: às 24 Horas de Le Mans. Porém, somente obteve um segundo lugar.

Curiosamente no ano que ele faz 70 anos, recebeu um convite da Fia para guiar o Lotus 79 com qual venceu Fórmula 1 de 1978, na prova de abertura do campeonato no Bahrain. É um dos ex-campeões do mundo que irão estar presentes na celebração dos 60 anos da categoria. O famoso casco prateado com uma faixa vermelha nunca seria mais visto, pelo menos na cabeça de quem criou a marca. Para o futuro, Mario deixa seu legado ao neto Marco, que continuará representando os Andretti nas pistas dos Estados Unidos e do mundo nesse século. Em 2006, em sua estréia na Indy, Marco venceu a etapa de Sonoma, sendo escolhido o Novato do Ano naquela ocasião. Ele é a esperança de manter a família sempre em evidência.

Histórico do Piloto
1995 - Segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans.
1994 - Equipe Newman Haas, 14º colocado.
1993 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1992 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 1 pole.
1991 - Equipe Newman Haas, 7º colocado.
1990 - Equipe Newman Haas, 7º colocado.
1989 - Equipe Newman Haas, 6º colocado.
1988 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 2 vitórias.
1987 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 2 vitórias, 8 poles.
1986 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 2 vitórias, 3 poles.
1985 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 3 vitórias, 3 poles.
1984 - Equipe Newman Haas, campeão, 6 vitórias, 8 poles.
1983 - Equipe Newman Haas, 3º colocado, 2 vitórias, 2 poles. 24 Horas de Le Mans, 3º colocado.
1982 - Equipe Patrick, 3º colocado, 2 vitórias, 2 poles. Fórmula 1, equipe Williams e Ferrari, 19º colocado, 1 pole.
1981 - Equipe Patrick, 11º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Alfa Romeo, 17º colocado.
1980 - Equipe Penske, 16º colocado, 1 vitória, 2 poles. Fórmula 1, equipe Lotus, 20º colocado.
1979 - Equipe Penske, 11º colocado. Fórmula 1, equipe Lotus, 10º colocado.
1978 - Equipe Penske, 17º colocado, 1 vitória. Campeão da Fórmula 1, equipe Lotus, 6 vitórias, 9 poles.
1977 - Equipe McLaren, 7º colocado. Fórmula 1, equipe Lotus, 3º colocado, 4 vitórias, 7 poles.
1976 - Equipe McLaren, 9º colocado. Fórmula 1, equipes Parnelli e Lotus, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1975 - Equipe Parnelli, 23º colocado. Fórmula 1, equipe Parnelli, 14º colocado. Vice-campeão da Fórmula 5000, equipe Parnelli.
1974 - Equipe Parnelli, 15º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Parnelli. Vice-campeão da Fórmula 5000, equipe Parnelli. Campeão da Usac National Dirt Track, 3 vitórias.
1973 - Equipe Parnelli, 5º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1972 - Equipe Parnelli, 11º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Ferrari, 12º colocado. Mundial de Esporte-Protótipos, equipe Ferrari, vitórias nas 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Daytona e de Watkins Glen e nos 1000 km de Brands Hatch.
1971 - Equipe Parnelli, 9º colocado. Fórmula 1, equipe Ferrari, 8º colocado, 1 vitória.
1970 - Equipe Parnelli, 5º colocado, 1 vitória, 4 poles. Fórmula 1, equipe March, 15º colocado, 1 vitória. Venceu às 12 Horas de Sebring.
1969 - Equipe Parnelli, campeão, 9 vitórias, 5 poles.
1968 - Equipes Andretti e Parnelli, vice-campeão, 4 vitórias, 8 poles. Estréia na Fórmula 1, equipe Lotus, 1 pole.
1967 - Equipe Dean Van Lines, vice-campeão, 8 vitórias, 4 poles. Venceu as 500 Milhas de Daytona e às 12 Horas de Sebring.
1966 - Equipe Dean Van Lines, campeão, 8 vitórias, 9 poles.
1965 - Equipe Dean Van Lines, campeão, 1 vitória, 3 poles.
1964 - Estréia na Fórmula Indy, equipe Dean Van Lines, 11º colocado. Sprint Car, 3º colocado.
1960 a 1963 - Disputa campeonatos de Midget, obtendo mais de 20 vitórias.
1959 - Começa a correr em pistas de terra próximas a Nazareth, vencendo a primeira prova que disputa.

Estatísticas na Fórmula Indy
GPs disputados: 407
Vitórias: 52
Pódios: 141
Poles: 65

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