Mario fez outras duas temporadas na Lotus, até ser substituído pelo jovem inglês chamado Nigel Mansell - que mais tarde seria seu companheiro de equipe -, indo fazer sua última temporada completa pela Alfa Romeo no ano seguinte. Em 1982, quando já havia deixado a F-1, fez três corridas. Uma para substituir Carlos Reutemann - seu ex-companheiro de Lotus - na Williams e duas a convite de Enzo Ferrari para disputar os GPs da Itália e Estados Unidos. Naquele ano, a equipe havia perdido a chance de lutar pelo título depois da morte de Gilles Villeneuve e do acidente de Didier Pironi. Andretti, Ferrari e Monza juntos foram suficientes para alegrar os italianos - e a festa foi ainda maior quando Mario fez a pole position. Terminou a corrida em terceiro e se despediu da F-1 da mesma maneira que estreou; em terras estadunidenses, dessa vez com a disputa ocorrendo em Las Vegas.
No ano seguinte ele corre pela primeira vez contra seu filho em Indianápolis. Mario foi forçado a abandonar, enquanto Michael termina em quinto. O jovem, de 21 anos, é o destaque entre os novatos ao lado do ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Guerrero, que foi o segundo. Exceto por Indianápolis, Mario tem um excelente ano. Ele venceu seis vezes (Long Beach, Meadowlands, duas em Michigan, Elkhart Lake e Mid-Ohio) com oito poles (Long Beach, Portland, Meadowlands, Cleveland, Michigan, Elkhart Lake, Ohio e Laguna Seca), sendo cinco consecutivas, chegando ao tetracampeonato.
O grande campeão ainda teria uma última grande façanha a conquistar. Aos 53 anos, Mario tornou-se o homem mais velho a vencer uma corrida de Indy no oval de Phoenix, em abril de 1993. Esta foi a 52ª e definitiva vitória, que fez dele o primeiro piloto a vencer na categoria em quatro décadas diferentes e a vencer corridas em cinco décadas. Ele ainda largou na pole nas 500 milhas de Michigan. Terminou em sexto na classificação final. Michael havia deixado a Newman Haas, passando a temporada 1993 na Fórmula 1. O seu substituto era ninguém menos que o então campeão do mundo de Fórmula 1 Nigel Mansell. O inglês, coincidentemente, substituiu Mario na Lotus 13 anos antes. Mansell venceu cinco corridas e o título.
1995 - Segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans.
1994 - Equipe Newman Haas, 14º colocado.
1993 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1992 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 1 pole.
1991 - Equipe Newman Haas, 7º colocado.
1990 - Equipe Newman Haas, 7º colocado.
1989 - Equipe Newman Haas, 6º colocado.
1988 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 2 vitórias.
1987 - Equipe Newman Haas, 6º colocado, 2 vitórias, 8 poles.
1986 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 2 vitórias, 3 poles.
1985 - Equipe Newman Haas, 5º colocado, 3 vitórias, 3 poles.
1984 - Equipe Newman Haas, campeão, 6 vitórias, 8 poles.
1983 - Equipe Newman Haas, 3º colocado, 2 vitórias, 2 poles. 24 Horas de Le Mans, 3º colocado.
1982 - Equipe Patrick, 3º colocado, 2 vitórias, 2 poles. Fórmula 1, equipe Williams e Ferrari, 19º colocado, 1 pole.
1981 - Equipe Patrick, 11º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Alfa Romeo, 17º colocado.
1980 - Equipe Penske, 16º colocado, 1 vitória, 2 poles. Fórmula 1, equipe Lotus, 20º colocado.
1979 - Equipe Penske, 11º colocado. Fórmula 1, equipe Lotus, 10º colocado.
1978 - Equipe Penske, 17º colocado, 1 vitória. Campeão da Fórmula 1, equipe Lotus, 6 vitórias, 9 poles.
1977 - Equipe McLaren, 7º colocado. Fórmula 1, equipe Lotus, 3º colocado, 4 vitórias, 7 poles.
1976 - Equipe McLaren, 9º colocado. Fórmula 1, equipes Parnelli e Lotus, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1975 - Equipe Parnelli, 23º colocado. Fórmula 1, equipe Parnelli, 14º colocado. Vice-campeão da Fórmula 5000, equipe Parnelli.
1974 - Equipe Parnelli, 15º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Parnelli. Vice-campeão da Fórmula 5000, equipe Parnelli. Campeão da Usac National Dirt Track, 3 vitórias.
1973 - Equipe Parnelli, 5º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1972 - Equipe Parnelli, 11º colocado, 1 pole. Fórmula 1, equipe Ferrari, 12º colocado. Mundial de Esporte-Protótipos, equipe Ferrari, vitórias nas 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Daytona e de Watkins Glen e nos 1000 km de Brands Hatch.
1971 - Equipe Parnelli, 9º colocado. Fórmula 1, equipe Ferrari, 8º colocado, 1 vitória.
1970 - Equipe Parnelli, 5º colocado, 1 vitória, 4 poles. Fórmula 1, equipe March, 15º colocado, 1 vitória. Venceu às 12 Horas de Sebring.
1969 - Equipe Parnelli, campeão, 9 vitórias, 5 poles.
1968 - Equipes Andretti e Parnelli, vice-campeão, 4 vitórias, 8 poles. Estréia na Fórmula 1, equipe Lotus, 1 pole.
1967 - Equipe Dean Van Lines, vice-campeão, 8 vitórias, 4 poles. Venceu as 500 Milhas de Daytona e às 12 Horas de Sebring.
1966 - Equipe Dean Van Lines, campeão, 8 vitórias, 9 poles.
1965 - Equipe Dean Van Lines, campeão, 1 vitória, 3 poles.
1964 - Estréia na Fórmula Indy, equipe Dean Van Lines, 11º colocado. Sprint Car, 3º colocado.
1960 a 1963 - Disputa campeonatos de Midget, obtendo mais de 20 vitórias.
1959 - Começa a correr em pistas de terra próximas a Nazareth, vencendo a primeira prova que disputa.
Estatísticas na Fórmula Indy
GPs disputados: 407
Vitórias: 52
Pódios: 141
Poles: 65
Nenhum comentário:
Postar um comentário