quinta-feira, 25 de março de 2010

Indy 2010: 1ª etapa - São Paulo

Power vence corrida turbulenta

Longe das pistas desde seu acidente em setembro, Will Power retorna para vencer o Grande Prêmio de São Paulo, 1ª etapa de 2010 da Fórmula Indy, sede da primeira corrida de rua da categoria numa cidade da América Latina. Com um calor de 31 graus, e nuvens carregadas a caminho, a largada é dada sobre uma densa poeira que prejudica a visão dos pilotos. O pole position Dario Franchitti passa com segurança pela chicane em primeiro à frente de Alex Tagliani. Atrás deles o caos reina. Takuma Sato, da KV, perdeu o controle na freada da primeira curva, o S do Samba, alvejando o carro do bicampeão Scott Dixon. Já Hélio Castro Neves, que vinha logo atrás, não desvia de Dixon e também participa do acidente. Desses apenas Sato abandona a prova.

Entretanto, não foram esses os pilotos que seriam as maiores vítimas da chicane. Mário Moraes, da KV, derrapa e atinge Marco Andretti. Dessa maneira o carro de Moraes fica sobre o cockpit de Andretti. Após tensos 12 minutos, Marco é retirado dos destroços pela equipe de resgate sem ferimentos. "Tinha muita poeira na reta na hora da largada e, por causa do primeiro acidente, todo mundo freou muito antes do ponto normal. E, quando vi, todos estavam bem devagar e não consegui evitar a batida", justificou Moraes, que confirmou sua presença somente na quinta-feira anterior à prova.

A disputa recomeça na 8ª volta, depois de parte dos pilotos fazerem sua primeira parada nos pits. Por consequência das avarias sofridas na largada, Castro Neves para quatro vezes neste intervalo. Franchitti é o líder seguido por Tagliani, Power, Ryan Hunter-Reay e Tony Kanaan em quinto. Dez voltas adiante, Hunter-Ray ultrapassa Tagliani na curva da Vitória, no final da Marginal Tietê, assumindo o segundo lugar. Pouco depois ocorre a segunda paralisação, fruto da rodada da venezuelana Milka Duno, com problemas mecânicos, na curva da Base Aérea. A maioria pilotos aproveita a chance e realizam a parada para trocar os pneus e reabastecer.

Quem se beneficia é a novata suíça Simona de Silvestro, que tinha parado antes da segunda bandeira, que é a nova líder logo em sua estreia. Com o reinicio Hunter-Reay supera Franchitti na freada da Marginal e é novamente o segundo. Na volta seguinte também ultrapassa De Silvestro e fica na liderança. Atrás deles, a luta é intensa pela quarta posição.

Kanaan, que lidera esse pelotão, está num ritmo constante mesmo usando os pneus duros, quando se vê envolvido no acidente entre Dan Wheldon e Tagliani. O piloto da Panther tenta ultrapassar Tag na Reta de Marte, mas na freada para a Curva do Anhembi, toca na traseira do carro da estreante equipe Fazzt e esse acerta Kanaan. Tagliani desiste, enquanto Kanaan e Wheldon voltam, porém com uma volta atrás.

A confusão ocorre no mesmo instante que a chuva começa a cair sobre a pista. Os pilotos que param primeiro para colocar os pneus de chuva levam vantagem, mesmo que temporária. Não demora muito e a bandeira amarela é levantada novamente. Dessa vez por causa do inglês Alex Lloyd que fica atravessado na reta oposta. Na 34ª volta, depois de Hideki Mutoh bater no mesmo trecho, a direção de prova opta pela bandeira vermelha por causa da chuva forte, com uma hora e catorze minutos de corrida.

Agora Franchitti está na ponta, com um surpreendente Dixon em segundo seguido por Mike Conway. Castro Neves é o quinto. Diferente da maioria, Hunter-Reay, Raphael Matos e Ryan Briscoe estão com pneus para pista seca. A interrupção dura 45 minutos com a corrida recomeçando ainda sob bandeira amarela, com o asfalto já parcialmente seco. Assim os carros com pneus slick começam a andar muito rápido. Quem está com os de chuva é obrigado a fazer uma parada extra e perde contato com os ponteiros.

Hunter-Reay volta à liderança na 41ª volta, com Briscoe superando Matos para assumir o segundo lugar. Will Power e Vitor Meira também estão envolvidos na disputa pela vitória. Na 46ª volta, Power passa Matos, enquanto Mário Romancini bate no muro curva Tietê, obrigando o estreante a abandonar. Briscoe passa a virar cada vez mais rápido e em sete voltas tira a diferença de seis segundos em relação ao líder Hunter-Reay. Tem início a melhor disputa da prova.

Briscoe toma a posição na curva da Vitória, mas o norte-americano dá o troco na curva seguinte, o S do Samba. Uma volta mais tarde, Briscoe repete a manobra no fim da Reta dos Bandeirantes, e desta vez toma a devida precaução para não tomar o revide do adversário. Infelizmente o esforço do australiano é inútil: na 53ª volta, pressionado pelo piloto da Andretti, perde o controle indo de encontro com a proteção de pneus na curva Anhembi.

A última relargada ocorre a cinco voltas do fim. Meira deixa Matos para trás e fica com o terceiro lugar. Power continuava sua caça à liderança andando colado em Hunter-Reay. Na 57ª volta, ele ultrapassa o carro da Andretti na curva da Vitória, a quatro minutos do encerramento.

Power cruza a linha de chegada com 1s8581 de vantagem sobre Hunter-Reay e 9s7094 para Meira. "Essa é a corrida mais cheia de alternativas da qual já participei, mas foi ótimo. Se o carro estiver rápido, o piloto consegue fazer a ultrapassagem, porque o desenho do circuito é excelente", elogia Power.

Mesmo feliz com o ótimo resultado conquistado, Vitor Meira não demonstra ter ilusões em relação a qualidade de seu equipamento. "Sinceramente, em condições normais eu não tinha carro para chegar em terceiro lugar. Usamos bem a cabeça e arriscamos. Não tem como fazer estratégia para o que aconteceu nessa corrida; o que dá para ir se adaptando. Consegui forçar quando tinha que forçar, e tirar o pé quando necessário", analisa.

Matos chega em quarto. Wheldon é o quinto, seguido por Dixon, Franchitti, Conway, Castro Neves e Kanaan fechando as dez primeiras posições. Bia Figueiredo cumpre seu objetivo de terminar a corrida ao cruzar na 13ª colocação em sua estreia como a primeira brasileira a correr em uma grande categoria do automobilismo internacional.

GP de São Paulo
1ª etapa - 14/03/2010
Circuito de rua com 2,170 milhas
Parque do Anhembi - São Paulo, São Paulo (Brasil)
1) Will Power (AUS/Penske), 61 voltas em 2h00min58s0000
2) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s8581
3) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 9s7094
4) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 10s4235
5) Dan Wheldon (ING/Panther), a 10s8883
6) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 11s3473
7) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 12s0579
8) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 12s1654
9) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 12s7411
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 13s4850
11) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s9193
12) Ernesto Viso (VEN/KV), a 16s9039
13) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 19s6451
14) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min14s9191
15) Danica Patrick (EUA/Andretti), 60 voltas
16) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 58 voltas
17) Mário Romancini (BRA/Conquest), 46 voltas
18) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) 30 voltas
19) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 28 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Lanigan), 27 voltas
21) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 20 voltas
22) Takuma Sato (JAP/KV), 0 volta
23) Marco Andretti (EUA/Andretti), 0 volta
24) Mário Moraes (BRA/KV), 0 volta

A classificação da Indy após uma etapa
1) Will Power (Penske), 50 pontos
2) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 40 pontos
3) Vitor Meira (Foyt), 35 pontos
4) Raphael Matos (De Ferran Luczo Fragon), 32 pontos
5) Dan Wheldon (Panther), 30 pontos
6) Scott Dixon (Ganassi), 29 pontos
7) Dario Franchitti (Ganassi), 28 pontos
8) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 24 pontos
9) Hélio Castro Neves (Penske), 22 pontos
10) Tony Kanaan (Andretti), 20 pontos
11) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 19 pontos
12) Ernesto Viso (KV), 17 pontos
13) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 17 pontos
14) Ryan Briscoe (Penske), 16 pontos
15) Danica Patrick (Andretti), 15 pontos
16) Simona de Silvestro (HVM), 14 pontos
17) Mário Romancini (Conquest), 13 pontos
18) Alex Lloyd (Dale Coyne), 12 pontos
19) Alex Tagliani (Fazzt), 12 pontos
20) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 12 pontos
21) Milka Duno (Dale Coyne), 12 pontos
22) Takuma Sato (KV), 12 pontos
23) Marco Andretti (Andretti), 12 pontos
24) Mário Moraes (KV), 12 pontos

Nenhum comentário: