quinta-feira, 11 de março de 2010

Parque do Anhembi - São Paulo

O Parque do Anhembi é um circuito de rua com 2,600 milhas (4,180 km), localizado na cidade de São Paulo, no Brasil, o palco da 1ª etapa da Fórmula Indy em 2010. Serão 75 voltas, totalizando 194,80 milhas de extensão (313,50 km). Será a primeira corrida da Indy no Brasil desde 2000. O Rio de Janeiro utilizou o oval o Emerson Fittipaldi em Jacarepaguá por cinco anos. Os três primeiros eventos foram realizados em um percurso com mais de 400 km e os últimos foram de 200 milhas.

Em março de 2009, o secretário de esportes de Brasília, Agnaldo de Jesus, divulgou que a cidade estava se preparando para receber a Indy, no ano do cinqüentenário de fundação da capital federal. Porém as negociações não evoluíram, pois só a reforma do autódromo Nélson Piquet custaria R$ 10 milhões, não incluídos os valores referentes à taxa que seria paga à IRL para a corrida ser sancionada.

Então, três outras cidades apareceram fortes nessa disputa: Salvador, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Em outubro, o Rio era a escolhida, ao ponto do site oficial da categoria ter vazado um comunicado oficial intitulado "Bom dia, Rio". Mas a cidade ganhou a disputa para ser sede das Olimpíadas 2016, e o prefeito Eduardo Paes esqueceu a Indy. Quando tudo indicava que a corrida brasileira estava condenada a um melancólico fim, os promotores negociaram às pressas um acordo com São Paulo, e no fim de novembro, o acordo foi sacramentado.

Três pontos da cidade foram analisados: aeroporto Campo de Marte, Parque do Ibirapuera e o Sambódromo do Anhembi. O último foi o escolhido. Projetado pelo neozelandês Tony Cotman, o circuito do Anhembi é composto por 11 curvas e três retas, tendo seu início na Marginal Tietê, entra no sambódromo, passa pelo seu estacionamento, pega um trecho das ruas Hamilton Rodrigues e Olavo Fontoura, rumando ao estacionamento do Centro de Convenções e continua novamente na Marginal, em sentido horário.

Curiosa a distância do pitlane em relação à reta da Olavo Fontoura. Dividindo os dois setores, está a arquibancada VIP, onde os convidados da organização e patrocinadores verão as disputas na pista quanto às paradas nos pits. Para os membros de equipes chegarem próximos da pista, onde fica a mureta dos boxes, existe uma passarela por cima desta área. A entrada dos boxes é a mesma entrada do estacionamento do Centro de Convenções, onde os carros passarão por baixo de uma passarela, em um local largo, mas com discreto declive seguido por um aclive.

A programação da Indy em São Paulo é de apenas dois dias de atividades na pista. A prefeitura estima gastar R$ 12 milhões na organização na etapa, com um retorno previsto em dez vezes esse investimento. São esperadas 60 mil pessoas no dia da corrida. A ReUnion Sports & Marketing assinou contrato de cinco anos para a prova brasileira. O lugar da corrida pode até mudar para 2011. O local pode ser o Parque do Carmo, na Zona Leste.

Em termos de disputas, se levarmos em consideração os tempos obtidos durante a pré-temporada realizada no Alabama, 2010 vai nos oferecer disputas memoráveis. Somente 0s8399 separavam os 14 primeiros colocados de um grupo de 21 carros. Na última temporada, a liderança do campeonato mudou 15 vezes nas 17 corridas disputadas. Esse ano promete ser ainda mais concorrido.

Privada do título no ano passado, a equipe Penske tem trabalhado incansavelmente para voltar ao topo. Com nada menos que três carros inscritos para a temporada completa (primeira vez desde 1994), Roger Penske espera superar o rival Chip Ganassi, que ficou com os dois últimos títulos.

Castro Neves, Briscoe e Power já provaram a sua competitividade no Alabama. Será que eles vão confirmá-la na primeira corrida? Outra equipe trabalhou muito duro durante a pré-temporada. A Andretti Autosport, depois de uma desastrosa temporada em 2009 (sem nenhuma vitória), onde apenas Danica Patrick se destacando, se viu na obrigação de reagir. Com a chegada da Tom Anderson (que antes trabalhou na Ganassi, entre 1996 e 2000) como Vice-Presidente de Operações, Kanaan, Andretti, Patrick e Hunter-Reay (recém-chegado) não pensam em coisa: só em vencer.

Confira a programação para o GP de São Paulo, etapa de abertura da temporada de 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sábado (13/03)
09h00min - treino livre
12h30min - treino livre
15h50min - treino classificatório

Domingo (14/03)
09h00min - warm up
13h00min - GP de São Paulo (75 voltas)

Vencedor em 2000: Adrian Fernandez (MEX)
Pole em 2000: Alex Tagliani (CAN)

Nenhum comentário: