terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Delta Wing oferece um conceito revolucionário

A Delta Wing Racing Cars, uma das quatro empresas a propor um projeto para o novo chassi da Fórmula Indy a ser utilizado em 2012, revelou no Chicago Auto Show, um conceito simplesmente extraordinário. Os rumores que circularam na imprensa sugeriam que ele seria um conceito único e o que foi apresentado está muito distante do que os outros fabricantes mostraram nos últimos dias.

O grupo Delta Wing recebeu amplo apoio no paddock: Michael Andretti, Eric Bachelart, John Barnes, Tony George, Roger Penske, Dennis Reinbold, Kevin Kalkhoven, Keith Wiggins, Ben Bowlby e Chip Ganassi estão envolvidos de alguma maneira. Bowlby, ex-projetista da Lola, que atualmente ocupa a mesma posição na equipe Ganassi, está por trás desta proposta, que para muitos, é ousada demais.

O chassi do Delta Wing é projetado para alcançar velocidades de 378 km/h com um motor não menos impressionante, que vai precisar somente da metade do combustível necessário para impulsionar o atual motor Honda, graças da redução drástica de peso, bem como do eficiente arrasto aerodinâmico.

O protótipo, que deverá ser colocado na pista no mês de agosto, será alimentado por um motor turbo 2.0 com 4 cilindros, 300 cavalos, 7 mil rotações por minuto e com cerca de 75 kg. O veiculo não possui asas e suas rodas são cobertas pela carenagem. O objetivo declarado desta aventura é produzir um carro por cerca de 600.000 dólares, incluindo o motor, minimizando os custos operacionais para as equipes.

O carro foi testado num simulador em todos os circuitos calendário da Indy e superou em todos os aspectos o modelo atual. A aceleração foi melhorada com o a distribuição de peso, principalmente concentrada na parte traseira. A frenagem também é muito melhor com a área reduzida entre as rodas dianteiras. Assim, quando os freios são acionados pelo piloto, a roda traseira não levantará mais, mantendo uma maior zona de contato com a pista. Finalmente, sem aerofólios e com rodas protegidas, o carro gera metade do arrasto aerodinâmico.

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