sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vai-e-Vem do Mercado (3)

Ao passo que vários pilotos ainda negociam para entrar na Fórmula Indy um ex-piloto da Fórmula 1 volta ao automobilismo depois de um ano na inatividade. Trata-se do japonês Takuma Sato, que assinou contrato com a KV, e será companheiro de Mário Moraes por todo campeonato.

O piloto, de 33 anos, certamente deve ocupar o posto de principal nome de seu país na categoria, após Hideki Mutoh, antigo protegido da Honda, perder sua vaga na Andretti Autosport. Sato foi o vitorioso no leilão da vaga que esteve em disputa com o venezuelano Ernesto Viso, que com o forte patrocínio da PDVSA, bate de porta em porta, buscando um acordo com outra equipe que não a HVM, onde dificilmente correrá neste ano.

O brasileiro Nelson Merlo testou pela KV na Flórida, semana passada. Ele negocia com a equipe sua participação na etapa de abertura no Brasil. Caso o acordo seja fechado, a KV terá três carros alinhados em São Paulo, sendo que essa outra vaga pertence a Mário Moraes, que vai para terceira temporada completa na Indy.

Confira como anda situação das equipes para a temporada 2010 da Fórmula Indy.

Andretti: busca patrocínio para poder contar com Ryan Hunter-Reay para todas as etapas, ao lado de Marco Andretti, Tony Kanaan e Danica Patrick.

Conquest: o piloto que ocupará o único carro seque indefinido. Eric Bachelart deseja contar ou com o brasileiro Bruno Junqueira ou com o belga Jan Heylen.

Dale Coyne: deve alinhar um carro. O substituto de Justin Wilson ainda não foi definido. O favorito é o norte-americano Graham Rahal.

De Ferran: com o fim da Vision, a equipe do bicampeão desistiu de entrar na Indy.

Dreyer & Reinbold: terá Justin Wilson e Mike Conway para toda temporada. Esporadicamente o time pode ampliar a operação para até quatro carros, numa associação de pilotos deve incluir Tomas Scheckter e Milka Duno.

Fazzt: tem como co-proprietário Alex Tagliani, que vai ser o piloto titular para fazer toda a temporada. Espera contar com um segundo carro, pelo menos para Indianápolis.

Fisher: Sarah Fisher estará presente em nove corridas enquanto Jay Howard em quatro etapas. Os dois estão confirmados para Indianápolis.

Foyt: Vitor Meira retorna para trabalhar ao lado do engenheiro Jeff Britton. Eles estiveram juntos na Rahal Letterman, terminando em segundo as 500 milhas de Indianápolis de 2005.

Ganassi: Dario Franchitti e Scott Dixon, os dois últimos campeões da Indy, voltam para brigar novamente pelo título. Chip Ganassi gostaria de colocar um carro à disposição de Graham Rahal, mas falta orçamento. Rahal disse que as suas possibilidades de patrocínios são somente para 2011.

HVM: Robert Doornbos está confirmando para 2010. Simona de Silvestro, que fez boa temporada na Fórmula Atlantic em 2009, fez testes em dezembro e pode assumir o segundo carro caso Ernesto Viso resolva ir para outra equipe.

KV: Mário Moraes e Takuma Sato são os pilotos. Existe a possibilidade para um terceiro carro na corrida de estréia no Brasil, a ser comandando por Nelson Merlo e para Paul Tracy, que deverá correr as 500 milhas de Indianápolis mais as etapas canadenses.

Luczo Dragon: Raphael Matos volta para mais um ano.

Newman Haas Lanigan: planejava ter dois carros durante todo o ano, mas com a perda do patrocínio McDonald's, Graham Rahal ficou fora dos planos e dificilmente ele virão com mais do que um carro. Os principais favoritos são Hideki Mutoh e Alex Lloyd.

Panther: busca um companheiro para Dan Wheldon. Giorgio Pantano é o principal favorito.

Penske: o trio formando por Hélio Castro Neves, Ryan Briscoe e por Will Power disputará todo o campeonato.

3G: Stanton Barrett retorna à equipe. Enquanto isso, Tomas Scheckter e Richard Antinucci brigam pela segunda vaga.

Vision: fechou por falta de patrocínio. Ed Carpenter está desempregado no momento.

Nenhum comentário: